<$BlogRSDUrl$>
 

segunda-feira, dezembro 22, 2003

A Confiança

Li nos avatares de um desejo a seguinte frase:

"O que José Mourinho nos ensina é que a confiança tem que se fingir mais completamente."

Fiquei a pensar no assunto. José Mourinho pode ser odiado por muitos, mas temos que lhe reconhecer uma elevada capacidade de motivação dos seus jogadores, de lhes incutir uma confiança enorme. Essa confiança tem sido a força que tem levado o Porto tantas vezes ao sucesso nos últimos tempos.

É certo que a confiança é a alavanca do sucesso, de tal modo que quando se entra em campo sem confiança estamos já a dar trunfos ao adversário para nos vencer.
Transpondo para a nova vida, admitindo que não somos futebolistas profissionais, a confiança é também uma grande alavanca para o nosso sucesso profissional e pessoal.

Quando não confiamos na nossa capacidade, vamos à partida ter medo de errar e de falhar. E esses medos vão distrair a nossa atenção daquilo que é essencial para obter o tal sucesso. Nessas alturas corremos para os sitios errados de tão desorientados que ficamos com esses medos.

Mas a frase falava também em fingir que se tem confiança.
Sabemos muitas vezes das nossas limitações, sabemos que vamos ter muitas dificuldades, mas esquecemos isso e vamos à luta, fingimos que a confiança é plena, fingimos que não temos medo. Ousamos sonhar!
Nem sempre resulta, que o diga Mourinho contra o AC Milan ou o Real Madrid este ano.
Mas pode muito bem funcionar e servir efectivamente de alavanca para o nosso sucesso, e ao atingirmos esse sucesso vamos decerto obter uma verdadeira confiança em nós e vamos esquecer os medos que existiam.

A confiança fingida pode levar ao sucesso que nos leva à confiança verdadeira.
Porquê então criticar que se finja a confiança de vez em quando para obter sucesso e afugentar os fantasmas da derrota?
É uma estratégia como outra qualquer para dar a volta por cima na vida.
Mas há que ter sempre os pés bem assentes no chão, para não confiar de olhos fechado em impossíveis!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?