<$BlogRSDUrl$>
 

sábado, janeiro 24, 2004

Os Comentários

Existe uma nova polémica no mundo dos blogs, descobri-a ao passar pela Pensativa. A nova controvérsia gira em torno da existência ou não de comentários nos blogs, e parece ter começado no Eu vou mas volto, em que o autor deixou expressa a sua posição face aos comentários.

Cada um é livre de fazer as suas escolhas, logo o autor do blog é livre de querer ter comentários ou não. Tal como é livre de revelar a sua verdadeira identidade ou de usar um pseudónimo, de escrever todos os dias ou esporadicamente, de escrever os seus textos ou de citar outros autores. Tal como os leitores são livres de lerem os blogs ou não, de deixarem comentários ou não, de lerem ou ignorarem os comentários já existentes nos blogs, de consultarem ou não os arquivos de datas passadas.

Quem não gosta e os encontra, faça de conta que não existem. E quem gosta e não os encontra, comente de outra forma possível (normalmente por correio electrónico) ou respeite a vontade do autor em não receber comentários.
Vai haver sempre pessoas que defendem que os comentários têm de existir e que sem eles os blogs não fazem sentido, tal como vai existir gente a dizer que eles deturpam a filosofia dos blogs e não fazem sentido. É como a opinião sobre a existência ou não de contadores e de estatísticas nos blogs, há quem ache que são uma forma de vaidade, e há quem não se incomode com a sua existência.

Eu tenho os comentários no blog, quem quiser pode comentar e pode ler o que os outros comentam, gosto de saber o que os outros pensam, gosto desta pequena interactividade e reconheço que me sabe bem saber que o que escrevo não deixa indiferente quem por aqui passa. E gosto de ir comentando as coisas que encontro nos blogs onde passo e que me tocam, seja porque concordo e apetece-me dizê-lo publicamente, seja porque discordo e quero deixar o meu ponto de vista, seja porque simplesmente me apetece agradecer o facto de aquilo estar ali escrito.
E eu vou continuar assim! Cada um é livre de escolher se quer ou não ter comentários, e livre de comentar ou não!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?