<$BlogRSDUrl$>
 

sábado, janeiro 10, 2004

A Tecnologia

Não existem grandes dúvidas que o Big Brother começa a tomar conta de nós. Não falo do programa de televisão, falo do conceito de que estamos em permanente vigilância.

O telemóvel acaba por nos deixar em contacto permanente, tecnicamente pode mesmo localizar-nos, o telemóvel desligado ou não atendido evidenciam que estamos ocupados, as nossas chamadas telefónicas ficam registadas, a via verde das auto-estradas vai registando o nosso movimento, o nosso uso de cartões bancários deixa o nosso rasto por todo o lado, as mensagens de correio electrónico evidencia o que fazemos a cada hora, as nossas visitas na internet vão registando a nossa passagem pelos sites, os múltiplos endereços de correio electrónico que colocamos nas nossas mensagens enviadas revelam as nossas relações profissionais ou pessoais, até mesmo os blogs registam a nossa actividade, os nossos estados de espírito e revelam nos comentários as ideias que temos ou que têm de nós, as câmeras de controlo de tráfego ou de segurança nas lojas gravam os nossos movimentos, os controlos de acesso registam os nossos movimentos nas empresas e os nossos horários de entrada e saída ficam registados.
E estes são apenas pequenos exemplos!

A tecnologia deveria libertar-nos, pelo menos era o que esperávamos dela.
No entanto se pensarmos que hoje estamos debaixo de olho em tanta coisa que fazemos e que podemos ser analisados nos nossos movimentos e opiniões sem sabermos, então pode ser que a tecnologia seja também uma forma de nos expormos.

Mas não vale a pena ficarmos assustados. Basta que tenhamos presentes que em quase tudo vamos deixar a nossa marca e o nosso rastro, que podemos ser objecto de análise cuidada e que podemos até ser perseguidos digitalmente. Em contrapartida a tecnologia dá-nos acesso a tanta coisa que antes nem sonhávamos, o que está longe pode parecer bem mais perto, podemos comunicar de forma mais rápida, podemos conhecer mais mundos, podemos simplificar tantos actos na nossa vida!

Eu não troco todas as possibilidades que a tecnologia me pode dar só porque existem perigos, só tenho de os conhecer e estar atento! Tal como em tanta coisa na nossa vida, existem sempre perigos se não usarmos as coisas da forma correcta.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?