<$BlogRSDUrl$>
 

domingo, abril 11, 2004

Quem Somos Nós?

Somos o resultado do que vivemos, daquilo que experimentamos e de tudo o que aprendemos ao longo da nossa vida. Cada pormenor que captamos vai nos moldar ligeiramente, enquanto os grandes actos ficam gravados para sempre na memória. Cada momento intenso vai provocar um sentimento de assimilação da experiência em nós.

Se ouvimos uma música que gostamos, a melodia e a letra vão entrar em nós como uma mensagem que vamos saborear. Ao ler um livro o enredo e as ideias que ali estão vão fazer parte do nosso imaginário e do nosso saber. Uma paisagem que vemos ficará para sempre como referência com o seu ambiente, cores, sons e vida. Uma pessoa que conhecemos vai fazer com que possamos aprender imenso com outras formas de viver e de pensar.
E se algo desagradável acontece, vamos reagir para que não se repita com a mesma intensidade, ou então para que tenhamos no futuro mais defesas contra o que aconteceu conseguindo não sentir tanto o que nos magoa.

Estamos em constante mudança. Por exemplo, eu neste momento já estou ligeiramente diferente, depois de escrever estas palavras, porque o facto de as ter escrito fez-me reflectir na mensagem que transmitem. E quem ler estas palavras também poderá vir a mudar, mesmo que seja muito ligeiramente, porque vai poder assimilar as palavras e incorporar a mensagem na sua experiência de vida.

São mudanças muito ligeiras, muitas vezes são imperceptíveis, mas momento a momento vamos mudando constantemente. Somos o resultado de tudo o que vivemos ao longo da nossa vida. E da mesma forma, as relações entre as pessoas são apenas o resultado daquilo que essa mesma relação experimenta ao longo do tempo e de tudo o que a rodeia e com ela interage.
Assim sendo, somos responsáveis por aquilo que somos e pelas relações que vivemos, e ao mesmo tempo somos também responsáveis por mudar todos os que nos rodeiam e se relacionam connosco.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?