<$BlogRSDUrl$>
 

domingo, maio 16, 2004

Os Blogs e as Pessoas

Sobre o conhecer pessoalmente as pessoas que escrevem em blogs, comentava aqui a Encantada outro dia:

“Se em alguns casos estes encontros me permitiram conhecer a pessoa por trás do blog, também tive excelentes surpresas com o percurso inverso: descobrir o blog por trás da pessoa.”

Qualquer que seja o percurso que fazemos, quando conhecemos a pessoa e conhecemos os seus escritos nos blogs, será que isso nos condiciona a forma de interpretar o que lemos e a forma como olhamos para a pessoa?

Acho que sim!
Se ao percorrermos um blog encontrarmos pistas para um estado de alma, não vamos ser capazes de ignorar o que captamos porque essa pessoa nos toca de forma mais forte. Vamos decerto olhar para essa pessoa modo condicionado pela sugestão que tivemos ao ler o blog.

Quando conhecemos a pessoa que escreve, a descoberta do blog pode trazer consigo uma compreensão mais profunda da pessoa, para o bem e para o mal. Ao ler um blog nestas circunstâncias somos também condicionados por tudo aquilo que já conhecemos da pessoa, a leitura deixa de ser inteiramente imparcial.

Mesmo quando não conhecemos pessoalmente as pessoas, o facto de nos habituarmos a ler o blog, a troca de comentários e as eventuais mensagens por correio electrónico, tudo isso nos vai dar uma sensação de proximidade com quem escreve. Por isso, se um dia sentimos no que está escrito alguma tristeza ou alegria, isso vai influenciar a forma como comunicamos com quem escreveu essas palavras, seja o modo como comentamos esse artigo que acabamos de ler ou mesmo fazendo com que nos apeteça enviar uma mensagem de correio electrónico mais pessoal e privada.

Conhecer a pessoa de que forma e intensidade for, condiciona sempre a forma como o blog nos toca! Ao mesmo tempo, tudo o que está escrito no blog é lido à luz daquilo que conhecemos dessa pessoa.

O que está no blog é sempre reflexo do seu autor, como tal permite sempre aprender um pouco mais sobre essa pessoa. Descobrir as pessoas através dos seus blogs é assim uma novidade tecnológica, mas nunca podemos esquecer que apenas lemos o que essa pessoa nos quer dar a ler! Muitas outras coisas ficam por descobrir, afinal a vida não se passa apenas no écran do computador!

E será que alguém descobriu alguma coisa mais sobre mim, ao ler estas palavras?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?