<$BlogRSDUrl$>
 

domingo, junho 27, 2004

O Futebol e Portugal

A Jacky perguntava-me nos comentários ao meu artigo anterior porque é que eu não falava sobre as vitórias de Portugal no futebol.

São várias as razões. A primeira é que o meu tempo com disponibilidade mental para escrever tem sido cada vez mais escasso. E como não gosto de escrever por escrever, ou seja não gosto de dizer unicamente “parabéns” ou “viva Portugal” colocando uma fotografia dos jogadores ou da bandeira, acabo por não escrever nada sobre o assunto.

Outra razão, é que esta “futebolização” generalizada não me está a atrair nada. Esta na moda gostar de futebol e colocar uma bandeira à janela ou no carro, mas se Portugal perder o próximo jogo, será que as bandeiras se vão manter expostas?
A bandeira portuguesa é um dos nossos símbolos, mas quase sempre é esquecida, por isso esta febre pelas bandeiras parece tão pouco natural. Espero estar enganado, espero que as pessoas tenham finalmente perdido a vergonha de serem portuguesas e de o demonstrar.

Além disso, apenas foram ganhas algumas batalhas. É preciso continuar a vencer, é preciso continuar a acreditar mas temos de ter os pés bem assentes na terra e não entrar em euforias excessivas. Festejar sim, mas com realismo. Até porque basta lembrar todos os comentários negativos que se diziam após o primeiro jogo frente à Grécia para ver como somos capazes de dizer o pior e o melhor num tão curto espaço de tempo.

Estou contente com as vitórias de Portugal, quer sejam no futebol ou em qualquer outra área de actividade. Tenho vibrado com os jogos de Portugal, como a maioria dos portugueses, mesmo que não me apeteça escrever sobre isso aqui. E vou continuar a vibrar na esperança que seja possível continuar vencer.

E graças a este comentário acabei mesmo por escrever sobre o assunto, se calhar não da forma que está moda escrever, mas escrevi!


This page is powered by Blogger. Isn't yours?