<$BlogRSDUrl$>
 

sábado, setembro 25, 2004

A Condução, o Telefone e o Tabaco

Conduzir e falar ao telemóvel dá direito a multa e apreensão de carta, excepto nos casos em que se utiliza um auricular ou um sistema de mãos livres. Apesar das regras serem bem conhecidas é ainda muito vulgar ver os condutores com uma mão ocupada com o seu telefone móvel.

Reconheço que também eu já cometi essa imprudência, mas hoje em dia o auricular é peça imprescindível no automóvel, só com ele posso ter a liberdade de comunicar enquanto mantenho a segurança que a disponibilidade de ambas as mãos me confere enquanto conduzo.

A disponibilidade das mãos é fundamental e por isso estranho que ainda não tenha sido introduzida a proibição de fumar enquanto se conduz no código da estrada.

Do meu ponto de vista esta medida é ainda mais importante do que a que proíbe o uso de telemóvel. Além de ocupar uma mão, como o telemóvel, o cigarro aceso não pode ser largado em caso de urgência sem o risco de provocar uma queimadura no condutor. Se um cigarro acesso cair nas pernas de quem conduz a viatura tenho a certeza que a situação se vai tornar ainda mais insegura do que era antes da emergência ocorrer.

Isto para não falar daqueles que enquanto conduzem aproveitam o tempo para falar ao telemóvel e fumar o seu cigarro em simultâneo.
Analisando bem as coisas, talvez não seja de admirar o número acidentes nas nossas estradas.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?