<$BlogRSDUrl$>
 

sexta-feira, outubro 29, 2004

Astérix

Asterix


Parabéns Astérix! Faz hoje 45 anos que ele apareceu a público pela primeira vez, fruto do trabalho conjunto de René Goscinny (texto) e Albert Uderzo (desenho). Este gaulês fez a sua estréia no número de lançamento da revista Pilote no dia 29 de Outubro de 1959.
Acompanhado de Obélix, de Ideiafix, da poção mágica e dos restantes gauleses, multiplicou-se em aventuras contra o Império Romano. A expressão “estes romanos são loucos” ficou famosa e revela bem a forma ousada e divertida como Astérix e os seus amigos viam e combatiam as tentativas de domínio por parte dos romanos.

O Império Romano desapareceu há muito, mas a frase pode muito bem ser repetida frequentemente com outros destinatários: “estes tipos são loucos”, “estes políticos são loucos”, “estes terroristas são loucos”, “estes dirigentes desportivos são loucos”, “estes condutores estão loucos”, etc...
Às vezes pergunto-me se o mundo está realmente melhor hoje do que estava em épocas passadas e fico com dúvidas quando ouço falar em raptos e execuções de reféns, quando vejo a falta de educação e cuidado nas estradas ou quando ouço tantas asneiras e idiotice naqueles que supostamente são líderes e devem dar o exemplo.

Acho que nos dias que correm precisamos todos de um pouco da poção mágica do Druida Panoramix para conseguirmos aguentar algumas das barbaridades com que somos confrontados diariamente.
Por Toutatis!

* Toutatis é um deus celta da guerra que os gauleses temiam, por ele poder fazer o céu cair sobre as cabeças deles.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?