<$BlogRSDUrl$>
 

quarta-feira, março 16, 2005

Acreditar

Fiquei a pensar nesta passagem de Carl Sagan que encontrei no Citador:

“Uma das lições mais tristes da história é a seguinte: Se formos enganados durante muito tempo, temos tendência a rejeitar qualquer prova de fraude. Deixamos de estar interessados em descobrir a verdade. A fraude apanhou-nos. É demasiado doloroso reconhecer, nem que seja para nós mesmos , que fomos levados à certa. Uma vez que damos a um charlatão poder sobre nós mesmos, quase nunca o recuperamos. Por conseguinte, as velhas fraudes têm tendência a persistir, ao mesmo tempo que surgem outras novas.”

Carl Sagan in “O Mundo Infestado de Demónios”

Às vezes, aceitamos uma mentira que nos é dita, mesmo suspeitando que estamos a ser enganados, apenas para não termos de reagir a ela. Em outras ocasiões somos enganados e nem sequer nos apercebemos disso, tal é a nossa crença naquilo em que decidimos acreditar. Somos enganados e nem sequer ousamos duvidar dessa nossa verdade.
Contudo, é preciso questionar e colocar em dúvida esse mundo de vez em quando, porque não podemos deixar de tentar descobrir outras realidades ou outras formas de ver a mesma realidade que conhecemos. Duvidar também é importante, nem que seja para voltar a crer naquilo em que já acreditávamos.

Por vezes, também nos recusamos a acreditar na realidade que está na nossa frente. Talvez porque ela é excessivamente má ou porque nos parece ser boa demais para aquilo que julgamos merecer. Decidimos nessa altura não acreditar naquilo que temos perante nós, construímos a nossa pseudo-realidade, e vivemos em função disso. Nessas alturas, provavelmente até nos estamos a enganar a nós próprios. No entanto, o pior é quando deixamos de ter capacidade de acreditar, porque fomos enganados demasiado número de vezes, e passamos a duvidar de tudo.

Duvidar, questionar e não tomar tudo por verdade é fundamental para podermos evoluir, mas não podemos abdicar de ter algumas bases relativamente sólidas em que acreditamos. São elas que nos permitem alicerçar o nosso conhecimento e crescimento.

E na realidade, nós só acreditamos naquilo em que queremos acreditar!
 

This page is powered by Blogger. Isn't yours?