<$BlogRSDUrl$>
 

sábado, março 12, 2005

Os Presidentes

Esta semana, na quarta-feira, comemorava-se o nono aniversário de Jorge Sampaio na Presidência da República. Nessa manhã fazia eu a viagem do Porto para Lisboa tendo por companhia a rádio, na altura na TSF onde se discutia precisamente esse aniversário, quando fui surpreendido por uma intervenção muito interessante.

As palavras ditas tinham tanto de político como de história, até porque o autor é alguém que se dedica à ciência política. Ouvi-o atentamente e procurei fixar o seu nome, que para mim era desconhecido, com o intuito de procurar mais informação sobre quem me tinha surpreendido positivamente.

Hoje fui à descoberta de José Adelino Maltez e acabei por encontrar o seu blog: Sobre o tempo que passa. Encontrei depois um excelente texto que reflecte o que tinha ouvido da boca dele na quarta-feira de manhã:

“(...)
Este é o sétimo presidente eleito por sufrágio universal e directo, depois de Sidónio Pais, Óscar Carmona, Craveiro Lopes, Américo Tomás, Ramalho Eanes e Mário Soares. O terceiro presidente eleito no presente regime democrático. O segundo civil a atingir tal dimensão.
(...)”

Este excerto faz parte do artigo que nos ensina imenso sobre a história da Presidência da República e que pode ser lido aqui. Gostei muito de ler agora com mais atenção e calma, o que tinha ouvido outro dia enquanto conduzia.

A rádio continua hoje a ser um meio de comunicação especial. Pode servir de companhia nas viagens mais ou menos longas e ao mesmo tempo consegue fugir da vulgaridade e das banalidades que começam a ser o habitual da televisão. Esta semana além da companhia que me fez, também me ensinou algo sobre os nossos Presidentes da República e ainda me apresentou José Adelino Maltez.
 

This page is powered by Blogger. Isn't yours?