<$BlogRSDUrl$>
 

sexta-feira, abril 01, 2005

Dia dos Enganos

Escrever no dia de hoje é arriscado. Há sempre o risco de as palavras serem entendidas como uma mentira, neste que é o Dia dos Enganos.

Mentirinhas inocentes e boatos são comuns no dia 1 de Abril. No entanto, deve ter-se a consciência que isso deve ser uma simples brincadeira e convém que as pessoas entretanto fiquem a conhecer a verdade e possam rir com a brincadeira.

Isso faz-me lembrar a tradicional história de Pedro e o Lobo, que nos fala de um rapazinho que gostava de brincar enganando o povo da sua aldeia, dizendo que estava um lobo a chegar para atacar os rebanhos e a aldeia. Cansados de ser enganados por Pedro, decidiram não acreditar mais no rapaz. E no dia em que ele voltou a gritar: “Vem aí lobo! Acudam, que vem aí lobo!”; já ninguém acreditou, só que desta vez o lobo vinha mesmo e atacou o rapaz.
Esta é uma história que nos mostra que a mentira pode virar-se contra quem insiste nela e a repete, porque desacredita tudo o que essa pessoa diz perante os outros. De tanto se dizer e insistir numa ideia, as pessoas podem cansar-se por se sentirem enganadas consecutivamente e deixam então de acreditar naquilo que é dito, mesmo que seja verdade.

Contudo, quando uma pessoa é acusada repetidamente de fazer algo que não é verdade, também ela se pode cansar disso. Se assim for, um dia pode decidir fazer exactamente aquilo de que é acusada. Talvez por se convencer que pode ser interessante fazer aquilo de que a acusam ou então porque simplesmente não quer continuar a ter a fama sem o proveito.
Esta é uma variante da história tradicional, que leva tantas pessoas por caminhos que não escolheram previamente, mas que de tanto lhes ser indicado (às vezes em forma de crítica) acabam por segui-los, cansadas de serem associadas a essa escolha.

Contudo hoje em dia a maior parte das mentiras contadas são mesmo brincadeiras inocentes e quase todas elas nos fazem sorrir. Mesmo quando simplesmente duvidamos de algo que estamos ouvir, na tentativa de descobrir se estamos a ser alvo de uma destas brincadeiras.

Será que alguém vai levar a sério o que escrevi hoje?
 

This page is powered by Blogger. Isn't yours?