<$BlogRSDUrl$>
 

quinta-feira, maio 26, 2005

Outras Pontes

Ponte da Arrábida, Porto

Júlio Machado Vaz fala-nos assim das pontes:

“Uma "ponte" é um momento único, sabes? Dois dias de ócio triunfam, pelo cerco, sobre um de trabalho que se rende. Estás a ver o simbolismo? Dois somos nós também. Cerquemos o conflito que nos mantém apertadamente separados e talvez ele deponha as armas como sexta-feira próxima.”

As pontes são estruturas que fazem a ligação entre o que naturalmente está separado, tentando transmitir uma sensação de segurança e conforto. Ao mesmo tempo, permite observar de uma outra perspectiva tudo o que separa cada um dos lados.

Já por aqui falei de pontes, em especial das que estabelecemos na nossa vida. Relembro algumas palavras:

“Ao longo da vida vamos construímos pontes que nos ligam às pessoas que nos rodeiam e com as quais estabelecemos algum tipo de relação. Através dessas pontes também nós aprendemos imenso com as outras pessoas, não deixamos de ser nós próprios mas podemos incorporar experiências e saberes até aí ignorados.”

Seja uma travessia que une duas margens de um rio, uma forma de escapar a um dia solto de trabalho ou uma relação que se estabelece entre duas pessoas, em qualquer uma destas pontes é sempre possível observar e reflectir o que nos rodeia de uma forma diferente daquela que temos quando nos isolamos apenas de um dos lados.

As pontes podem ser um local ameno de descanso depois de um caminho sinuoso acabado de ser percorrido. No entanto, não garantem que do outro lado o caminho fique mais fácil. Aliás depende muito das expectativas que construímos, da preparação que temos, daquilo que queremos descobrir nesses outros caminhos e da vontade de sermos bem recebidos desse outro lado!
Mas, garantem que é possível observar o mundo de uma forma distinta fruto da ligação de componentes distintas que se cruzam sobre uma realidade que tanto separa como une as duas margens! A escolha não unicamente nossa, mas também depende de nós.
 

This page is powered by Blogger. Isn't yours?